quarta-feira, 27 de abril de 2011

Me pediram pra contar um pouco dos terreiros que já visitei...

Espero que não seja visto com maus olhos pq o meu objetivo é apenas passar um pouco daquilo que já vi por aqui e por ali... Vou começar descrevendo o Centro que me deu toda a base até hoje na Umbanda. O Centro Espírita Xangô Sambará.




Na verdade quando eu conheci Xangô Sambará nas pessoas de Pai Antonio Rita e Mãe Osmarina Xavier eu morava em uma Casa da Nação Angola mas não tinha dado nenhuma obrigação na Casa, era apenas morador da grande zeladora Mãe Ruth de Oxalá:


Foto: Mãe Ruth e minha mãe Tania Gama.
Então no ano de 1991 eu conheci no mês de dezembro a Mãe Osmarina porque tinha ido atrás, juntamente com meu irmão na Casa Danilo, de tambores para a festa de Ano Novo. 


Fiquei de voltar na reabertura do centro que aconteceu em abril de 1992 e lá estavam meus amigos Pai Rita e Mãe Osmarina 






Nesse dia eu fiquei sinceramente muito encantado com tudo que eu via. O ritual de Umbanda era simples e muito interativo com cantigas que eu podia entender. Na abertura pude ver "baixar" Xangô, Iemanjá, Oxum e vários outros orixás.


Até que em determinado momento chegou o cheve do terreiro, Seu Pena Verde, hj meu padrinho:












Com isso deu início à chamada Gira de Caboclo com vários índios se manifestando. Fiquei simplesmente encantado! Depois de várias reverências e cânticos a Oxosse rei das matas e seus caboclos, chegou a hora do passe e por providência divina mesmo, acabei sendo consultado pela cabocla Jurema de uma irmã chamada Áurea, pedagoga e professora.



Nesse dia Dona Jurema me falou sobre tanta coisa, coisa minha desde criança e acabei me encantando com tudo o ritual e com todo o terreiro do qual dei minha primeira obrigação em Agosto daquele mesmo ano nesse lugar sagrado, santuário de Umbanda,onde se louva com o coração, anda de pé no chão e se sente o cheiro da alfazema e do bejoim...


É um dos Centros ativos mais antigos da cidade e funciona quinzenalmente no mesmo local a tantos e tantos anos na Quadra 17 Conj A casa 56 Sobradinho DF.


"Brilha uma estrela no céu
Iluminando as pedreiras
Morada de meu Pai Xangô
Beleza do Reino de Oxalá


E lá nas matas os passarinhos cantam
Com grande vibração
E eu de joelhos
Faço a minha oração


Meu Pai Xangô tire as pedras do caminho
Deixa seus filhos passar
Ilumina meus caminhos com a sua Luz
Xangô, ministro de Jesus!"


Aos poucos vou contar mais de minhas visitas a tantas casas nesses 20 anos de aprendizagem com o mundo espiritual.


Vou pedir pra minha filhinha mandar um beijo pra vcs...







12 comentários:

  1. Olá
    Esse terreiro de pai Rita e mãe Osmarina ainda funciona?
    Fiquei interessada em conhecer
    Tem algum telefone de contato?
    Grata
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Oi gostaria de estar conhecendo esse lugar alguma informação sobre o dia e horário de funcionamento??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou estar entrando em contato com os zeladores. O fato é que se situa em Sobradinho DF e as sessões são de 15 em 15 dias. https://centroespiritaxangosambara.wordpress.com/

      Excluir
  3. É um lugar maravilhoso... Há sessões de 15 em 15 dias , nos sábados às 16:00 . O terreiro ficará fechado em agosto , mas em setembro volta com força total 😊😄👍🏻

    ResponderExcluir
  4. Esse centro ainda funciona? Gostaria de ir. Quando seria a próxima sessão?

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Meu nome é Ana e sou estudante de uma escola católica em Sobradinho (DF). Todo ano, nosso professor de educação religioso nos propõe a fazer um trabalho em cima do tema da Campanha da Fraternidade, que neste ano é Fraternidade e políticas públicas. Apesar de ser uma escola católica, aprendemos sobre a diversidade religiosa e a importância disso no mundo.
    O trabalho consiste em fazer pesquisas, entrevistas, artigos... E queremos entrevistar líderes religiosos de diferentes religiões, para entendermos mais sobre este universo religioso.
    Sem dúvida, quando pensamos em diversidade em um país, que apesar de laico, se considera cristão, pensamos em religiões tribais e religiões de matrizes africanas, e há um preconceito religioso acerca destas religiões que queremos desconstruir e aprender.
    Caso possa nos ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Visitei hj 04 de janeiro de 2020.fiquei encantada. Voltarei a cada quinzena com certeza. Tudo muito simples e objetivo.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, você teria algum contato do terreiro ainda? Gostaria muito de visitar, mas não sei quando as giras acontecem

    ResponderExcluir