segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Setembro, mês dos Caboclos do Brasil, nosso blog vai falar um pouco desse assunto.

Iniciamos com esse vídeo pra dar abertura:



Minha história com a Cabocla Jurema se compõe a minha história no Santo.

Ainda em 1991 conheci a Cabocla Jurema no Terreiro da Mãe Osmarina e confirmado em seguida pela Mãe Maria da Oxum em 1994.

Lembro que não na Angola onde morei desde 1989 na Casa de Mãe Ruth já tinha conhecido a linda Cabocla no corpo de uma senhora chamada carinhosamente por Mundinha de uns 70 anos, mas como era muito medroso não me aproximei tanto.

Cantavam assim:



Segundo os caboclos, essa entidade é dona de uma força capaz de juntar vários caciques.

No nosso terreiro, segundo o que nos é passado, a Cabocla Jurema quando Seu Tupinambá está, a deixa na finalização dos trabalhos.

A médium, Dona Ana, tinha muitos anos que não trabalhava com ela, mas após estar conosco, a Cabocla voltou e dando muito axé pra ela e pra nós todos!



Eu nunca vou me esquecer do dia que a Cabocla Jurema, incorporada na minha irmã de Santo, Pedagoga Áurea, que eu já tinha sonhado com aquele dia. e o pior que eu já tinha mesmo.

No mesmo dia a cabocla disse pra mim que eu tinha passado a muitos anos numa sessão de preto velho num cruzeiro ali perto.

Eu lembrei sim do fato, mas o que me deixou mais firme, foi minha mãe, que não era do Santo, realmente me confirmar esse dia. Por volta de 1981, eu então de 4 pra 5 anos.


A Vó canta assim:

" Meu galo cantou
Na rompida da Aurora,
Ou Catarina chegou,
Ou Catarina vai embora..." 

Amanhã escrevo mais prometo!

Precisava de um scaner pra por todo meu arquivo, mas vou dar um jeito!!!!!!!!



2 comentários:

  1. adoro suas postagens,fico sempre na expectativa de lê-las...ana lucia

    ResponderExcluir
  2. Que bom Ana, saber que tem gente lendo e aceessando me dá bastante alegria, estamos perto de 1500 acessos e fico bastante alegre, o próximo será sobre Cosme e Damião. Se tiver sugestões sempre serão bem vindas. Axé!

    ResponderExcluir